A PERSPECTIVA TEMPORAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DO RISCO DE ABANDONO ESCOLAR.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo em sua
primeira parte, uma revisão de literatura, sobre um tema que vem sendo discutido
há décadas, e parece ser ainda uma grande preocupação em todo o mundo: o
Abandono Escolar. A temática tem merecido a atenção de toda a sociedade:
famílias, governos, ONGs, empresas, etc. A literatura apresenta algumas
iniciativas de combate ao abandono escolar bem sucedidas, contudo, o problema
ainda persiste, especialmente nos países menos desenvolvidos. O propósito da
segunda parte foi uma revisão de literatura sobre a Perspectiva Temporal e suas
aplicações no contexto escolar. A revisão teve um enfoque especial sobre
Perspectiva Temporal Futura (TFP). Estudos com foco na TFP têm demonstrado
resultados interessantes no ambiente escolar. Portanto, pretende-se encontrar
uma resposta para o problema do abandono escolar, especialmente no ensino médio/secundário
ou equivalente a partir da compreensão da perspectiva temporal dos jovens. O interesse pela etapa do ensino
médio/secundário justifica por se tratar de um momento em que o jovem estudante
é chamado a tomar decisões que pode determinar seu futuro, tanto no aspecto
acadêmico bem como no profissional.
Palavras-Chave: Perspectiva
temporal futura. Abandono Escolar. Jovem. Ensino Médio.
Comentários