A PSICOPEDAGOGIA E A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
O presente trabalho pretende verificar como a Abordagem Centrada na Pessoa poderá contribuir com a Psicopedagogia, procurando conhecer a história da Psicopedagogia no Brasil e de seus pressupostos. A Psicopedagogia é uma área científica recente e ainda busca uma teoria para fundamentar sua prática, que vem sendo aplicada com resultados bastante efetivos. Desenvolvida a partir de diversas outras áreas do conhecimento, tem sua base principal na Pedagogia e na Psicologia, e como objetivos compreender a construção do conhecimento com todos os fatores que a influenciam, facilitando o aprendizado e identificando o que impede o sujeito de aprender. Porém, este é um conceito novo e só através do estudo da história da Psicopedagogia pode-se entender como ocorreu a evolução desta área. Com a mudança de paradigma, a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), corrente de pensamento psicológico criada por Carl Rogers traz uma nova forma de se compreender a aprendizagem que passou a envolver significância e experiência, e entendimento de que o sujeito aprendente possui todas as potencialidades para aprender e é por meio de uma comunicação empática que o psicopedagogo age como um facilitador para o aprendizado e a mudança do aluno. Conclui-se que a prática psicopedagógica aplicada com base na teoria da Abordagem Centrada na Pessoa pode melhorar os resultados das intervenções nos processos de dificuldade de aprendizagem.
Palavras-chave: Psicopedagogia. Abordagem Centrada na Pessoa. Aprendizagem significativa.
Trabalho publicado na revista REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO.
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9077
Trabalho publicado na revista REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO.
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9077
Comentários