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Mostrando postagens de setembro 15, 2010

A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR NO PROCESSO DE APREDIZAGEM.

A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR NO PROCESSO DE APREDIZAGEM. [1] Benjamim da Silva Amorim [2] “A abordagem centrada na pessoa aplicada na escola pode contribuir para a melhoria da relação professor/aluno, confirmando a influência desta relação no processo de aprendizagem”.                                                                                                                                                                                                                                                      RESUMO Este trabalho é um estudo bibliográfico que visa conhecer as contribuições da Aprendizagem Centrada no Aluno a respeito da relação professor/aluno, tendo como fundamentação teórica a Abordagem Centrada na Pessoa. A principal contribuição deste trabalho se dá pela escassez de bibliografia que contemple, ao mesmo tempo, o conceito de “Aprendizagem Centrada no Aluno” e relação professor/aluno. O objetivo, então, é apresentar aos profissionais da área da educaçã

PLANTÃO PSICOLÓGICO

PLANTÃO PSICOLÓGICO NA ESCOLA [1] MÁRCIA SEVERINO DA SILVA SALEZE RESUMO                         O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento baseada em conjunto de atitudes ao abordar as dificuldades de natureza emocional desenvolvida pela Abordagem Centrada na Pessoa em suas múltiplas aplicações. A Abordagem Centrada na Pessoa foi desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Ransom Rogers, e quando aplicada ao ambiente escolar coloca o aluno como centro do processo. O Plantão Psicológico centra-se no cliente proporcionando uma escuta atenciosa e profunda, a quem necessita de um atendimento emergencial, através de um único encontro com o profissional. Aplicado a Educação ressalta o aluno como uma pessoa, com potencial para crescer com consciência de si e da realidade, é um espaço para pessoas, mais do que para seus problemas. A presença do plantão na escola ajuda os professores a reconhecer a pessoa do aluno com quem eles interagem em sala de aula. A aplicação do plantão p

LIBERDADE PARA APRENDER

LIBERDADE PARA APRENDER * Benjamim da Silva Amorim                                                **Márcia Severina silva saleze “ O direito ao aprendizado não pode ser privilégio de alguns”. Quando falo em direito de aprender não me refiro apenas ao direito que cada pessoa como cidadão tem de freqüentar uma escola. Refiro-me também e principalmente ao direito desta pessoa ter acesso às informações que irão de encontro as suas necessidades. Segundo Carl Rogers psicólogo americano, criador da teoria centrada na pessoa, a principal preocupação de qualquer educador, deveria ser o de facilitar o aprendizado de algo que tenha a ver com as necessidades do aluno ao invés de impor-lhe ensinamentos, que, exatamente por não estar de acordo com estas necessidades o sujeito não terá o menor interesse em aprender. Este autor transportou para a educação toda sua experiência adquirida em psicoterapia, na qual empregava os conceitos que privilegiam o saber que cada ser humano tem de si mesmo. A psic